Notícias

04/11/2015

Startup cria pó a partir de alimentos vencidos para combater desperdício

795 milhões de pessoas no planeta não têm comida suficiente para ter uma vida saudável

Segundo a Organização das Nações Unidas/ONU, cerca de 1,76 milhão de toneladas de comida é desperdiçada por ano no mundo, quase 40% de tudo que é produzido, algo que gera um prejuízo de 2,36 trilhões de reais para a economia global. Segundo o Programa Alimentar Mundial, uma agência ligada às Nações Unidas, 795 milhões de pessoas no planeta não têm comida suficiente para ter uma vida saudável.


Para tentar solucionar esse problema, um grupo de estudantes na Suécia criou um produto chamado FoPo Food Powder. A startup desenvolveu uma tecnologia que desidrata frutas vencidas e as transformam em pó, com o objetivo de solucionar esse terrível cenário.

Funciona assim: os alimentos são submetidos ao contato das bactérias, que amam água. Ao desidratar, a comida irá demorar mais tempo para estragar. Seco, o alimento é pulverizado e transformado em um pó colorido que aumenta a validade da fruta de duas semanas para dois anos.

A ambição da FoPo é alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050, reduzindo 40% do desperdício dos alimentos produzidos no planeta. O pó está disponível em três sabores diferentes: banana, framboesa e manga, além disso o produto final retém entre 30% e 80% do valor nutricional do alimento original e pode ser colocado sobre iogurtes e sorvetes, usado em bolos ou misturado com vitaminas.

Unidades
São José do Rio Preto/SP


lucadema@lucadema.com.br
Assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail

� Grupo Lucadema - Todos os direitos reservados - As fotos dos produtos são meramente ilustrativas
Por Diginova Sites e Sistemas