Notícias

23/12/2015

10 importantes descobertas científicas de 2015

Pesquisadores de diversas áreas têm muito o que comemorar

O site da revista Super Interessante divulgou uma lista das principais descobertas científicas de 2015, que foi de cinco sóis a nova espécie humana. Isso mesmo! Os pesquisadores das áreas de biologia, paleontologia, química, física, astronomia, entre outras têm muito o que comemorar.

 

E pra deixá-lo a par dessas novidades, confira as 10 importantes descobertas científicas que a ciência apresentou ao mundo em 2015.

 

1 - Homo naledi

A equipe do paleoantropólogo Lee Berger e do geólogo Paul Dirks, das universidades de Wits e James Cooks, respectivamente, trouxe à luz centenas de fósseis de um novo hominídeo, jamais identificado antes. E mais: o naledi pode ser um dos elos perdidos entre os australopitecos e nós.

 

2 - Manipulação de DNA

Uma enzima chamada CRISPR é a nova ferramenta para edição de códigos genéticos. Com essa descoberta científica, foram "criados" cachorros supermusculosos, porcos imunes a qualquer vírus e até um tipo de trigo que resiste às pragas das plantações.

 

3 - Um novo antibiótico

Pesquisadores da Universidade de Northeastern, em Boston, conseguiram criar um "hotel subterrâneo" de micróbios. Isso porque o solo é a maior fonte de antibióticos conhecida, mas quase nenhum microorganismo sobrevive em laboratórios, o que vinha impossibilitando a produção de medicamentos.

 

4 - Os índios que atravessaram Bering

Cientistas da Universidade de Copenhague conseguiram sequenciar o genoma de um fóssil de 8.500 anos, mumificado pelo gelo nos Estados Unidos. O "Homem de Kennewick", como é conhecido, está diretamente relacionado às tribos indígenas que habitavam a região e se conecta com os povos asiáticos que cruzaram o Estreito de Bering, há mais de 15 mil anos.

 

5 - Vasos linfáticos no cérebro

A descoberta científica, feita por médico da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, é revolucionária para a anatomia humana. A novidade pode transformar como pensamos na cura de doenças neurológicas, como o Alzheimer, a esclerose múltipla e o autismo.

 

6 - Buraco negro gigante

Um grupo de cientistas descobriu um buraco negro gigante, que possui uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol. Ele fica no coração de uma galáxia recém descoberta e emite grandes quantidades de radiação para o universo. É o maior e mais brilhante buraco negro já encontrado e estima-se que tenha se originado cerca de 900 milhões de anos depois do Big Bang - o que é bastante antigo.

 

7 - Vacina contra ebola

A prevenção contra o ebola foi elaborado pela Agência de Saúde Pública do Canadá, em parceria com o laboratório farmacêutico Merck. A descoberta científica é capaz de proteger de 75% a 100% as pessoas vacinadas e, apesar do sucesso, só foi disponibilizado depois que a epidemia já havia sido controlada.

 

8 - Um sistema solar que tem cinco sóis

Na constelação Ursa Maior, astrônomos britâncos encontraram um agrupamento estelar jamais visto antes: um sistema solar com cinco sóis diferentes. Ele fica a 250 mil anos-luz da Terra e foi descoberto graças a dois telescópios que funcionam continuamente nos dois hemisférios do planeta: um na Espanha e outro na África do Sul.

 

9 - Manuscritos do Alcorão

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, do Reindo Unido, descobriram o mais antigo manuscrito do Alcorão, produzido na época em que viveu Maomé, profeta islâmico. Os testes de radiocarbono foram realizados pela Universidade de Oxford e apontam datação de pelo menos 1370 anos.

 

10 - O Túmulo de Nefertiti

Em agosto deste ano, um arqueólogo da Universidade do Arizona afirmou ter desvendado um dos maiores mistérios da história. Nicholas Reeves acredita que a rainha egípcia Nefertiti está enterrada na mesma tumba que o faraó Tutancâmon. Estudando o suntuoso túmulo, ele encontrou uma porta para uma cripta secreta, onde é possível que ela tenha sido colocada, em 1300 a.C.


Unidades
São José do Rio Preto/SP


lucadema@lucadema.com.br
Assine nossa newsletter e receba novidades em seu e-mail

� Grupo Lucadema - Todos os direitos reservados - As fotos dos produtos são meramente ilustrativas
Por Diginova Sites e Sistemas